Coisas que (des)aprendemos com Comédias Românticas

Existe muita crítica em torno das Comédias Românticas, dizendo que elas criam uma esquisita e totalmente irreal figura do que seria um cara perfeito, uma mulher perfeita e um relacionamento perfeito. Eu não concordo totalmente, acho que são, simplesmente, filmes fáceis, daqueles que você pode assistir quando e como quiser, uma vez que são histórias mastigadas e, claro, você sabe o final.
Não Paperman. Paperman é uma das animações mais lindozas da Disney. Saiba mais aqui

Mas o que eu venho pensando sobre as comédias românticas é que elas realmente podem ensinar alguma coisa. Talvez não sobre a procura e talvez não sobre o relacionamento em si, mas definitivamente sobre sentimentos, demonstração e outras coisinhas mais. Separei 6 'coisas que (des)aprendemos com comédias românticas' e com alguns exemplos (clica no título do filme para ver o trailer). Vem ver:

1 - Não valorize depois de perder 

É uma espécie de regra da vida, nós subvalorizamos as pessoas que temos sempre ao nosso lado, porque parece para nós que elas "sempre" estarão. Mas aí, quando elas desaparecem, ou seguem em frente, nós percebemos o quanto poderíamos ter feito mais para mostrar nosso amor e consideração. Nas comédias românticas essa abordagem é muito comum e mais do que isso, costumava ser a escolhida para filmes de amor entre amigos e essas coisas... 

2 - Grandes gestos de amor, na verdade são gestos pessoais de amor.

Se você relembrar os filmes da década de 80, vai perceber que aqueles gestos meio malucos de demonstração de afeto, como colocar um boombox do lado de fora da casa da amada, ou fazer um passeio em num cortador de grama, na verdade só fazem sentido se forem direcionados àquela pessoa em particular (ou no caso, àquela personagem). ISso porque, comédias românticas mostram pra gente que, mesmo em busca do amor, cada pessoa é de um jeito e cada uma merece um gesto de amor direcionado a ela. Ou seja, fazer algo que signifique algo para aquela pessoa e para vocês dois. 

3 - Você é sempre a exceção de alguém e vice-e-versa

Significa que regras genéricas não se aplicam a relacionamentos. Como o 2o ensinamento nos mostrou, cada pessoa é diferente, assim como cada relacionamento é distinto, sendo assim, mesmo que a regra seja de "ligar depois de 3 dias" e "responder horas depois", pode ser que você encontre alguém que te faça quebrar essas regras e mudar as suas perspectivas. Inclusive sobre relacionamentos de um modo geral.

4 - Destiny is a bitch!

Normalmente você vê uma comédia romântica e o casal se conhece da forma mais randômica do mundo, como se dá um encontrão no meio do caminho, perder uma foto antiga e uma pessoa achar, ou simplesmente uma virada de cabelo e o mundo fazer sentido. Mas o detalhe é que essa construção em comédias românticas tem um objetivo. Sim! Para mim intenciona mostrar que o destino é algo que está nas suas mãos. Ele acontece, mas se você não corresponder, ele vai seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Ou seja, se você esbarrar em um estranho e só falar "foi mal aí" e seguir em frente, sem olhar pra trás, não vai ter adiantado nada o destino randômico. Sendo assim, você precisa usar do pontapé pra chegar em algum lugar.

5 - Demonstre os seus sentimentos

Junte esse aprendizado com o segundo, que você provavelmente vai ter uma vida amorosa bem mais saudável, ou seja, você não precisa alugar um helicoptero e sair jogando petalas de rosas na cabeça da pessoa amada, mas demonstre o que você sente. Esqueça joguinhos, diga que quer ficar com ela! E isso é dificil pra caramba! Tanto que nos filmes, normalmente, os personagens levam um tempão escondendo suas emoções, tentando agir racionalmente e todo aquele bla bla bla, percebendo no final que se tivesse aberto o coração desde o começo, muito tempo teria sido economizado!

6 - Se você tem que forçar, deixe ir!

Eu vi esse meme no instagram de uma amiga e fazia tempo que eu não via um meme tão sensato. É fato! Se você tiver que forçar, deixe ir! Largue de mão! As vezes gastamos energia demais procurando por uma determinada imagem criada na nossa mente, ou mesmo focamos apenas numa pessoa, achando que só ela nos fará feliz; que não percebemos que existem outras possibilidades e outros amores por aí. Você só precisa ficar de olhos abertos e o coração pronto para se encantar a qualquer momento e isso vai acontecer naturalmente...

E você? Já aprendeu alguma coisa com Comédias Românticas? Conta pra gente!

Um comentário

Beatriz disse...

Adorei o post, Ana! Gosto muito de comédias românticas porque, bem do jeito que você descreveu, são filmes fáceis pra passar o tempo, haha. Não sei se já aprendi algo que você não tenha citado na lista... E concordo que demonstrar sentimentos é o mais complicado, haha. Nos filmes até me irrita um pouquinho (porque ás vezes fica muita enrolação com isso), mas a gente sabe que na vida real não é tão simples, haha.

Beijos!
Vestindo o Tédio