Sobre a solidão e ser sozinho


Existe uma sutil, porém determinante diferença entre a solidão e estar sozinho. A diferença perpassa pelo sentido do querido Aurélio, de ambas as paalvras, onde solidão denomina-se o sentimento de isolamento, ermo, lugar despovoado e não frequentado por viv'alma. Já ser sozinho está mais conectado ao ato de se sentir só, abandonado, largado e desamparado.
Percebeu a diferença?
Falei que era sutil.
A solidãp é um lugar e estar só é um sentimento. Um sentimento que pode estar diretamente ligado à solidão, mas que não depende dela para se manifestar. Sim, porque você pode se sentir só entre um milhão de pessoas, mas estar confortável estando sozinho, olhando para rachaduras em uma parede. Solidão, inclusive, que pode servir de bálsamo, de templo reflexivo, de auto-descoberta e de distanciamento da própria realidade, em busca de uma perspectiva.
Ainda está difícil sentir a diferença?
Sabe o que é bom na solidão? Organizar as ideias. Riscar listas e estourar balões, sem qualquer motivo aparente. Também é bom para colocar os óculos, ao invés das lentes, ler um livro bobo, só com o som do silêncio, enquanto se imagina naquele mundo, dizendo aquelas falas, estúpidas falas, que saíram como uma flecha no vácuo di ser sozinho. E por um momento algo de extraordinário pode acontecer...ou nada...mas também não importa. Você está no seu próprio mundo.
A solidão, sendo assim, pode ser o que você mais precisa.
Ser só, não.
Ser só pode até levar à loucura e não uma loucura carpe diem. Não uma loucura saudável. Quando estamos só é, coincidentemente, ou não, quando cometemos os maiores erros! Desde cair de amores por alguém, só porque quer cair de amores; até chegar ao 'extremo' de querer voltar. Voltar para o que tinha, para a pessoa que era, para os sonhos já sonhados e para o que não foi alcançado, mas supostamente superado.
Quando estamos só, ficamos vulneráveis e propensos a desistir das coisas, suplicar carinho e mendigar por um drink. Também nos tornamos nosso mais impiedoso crítico, literlamente chutando cachorro morto. Desequilibramos com mais facilidade e pedimos para ficar no chão, mesmo que alguém queira ajudar...
Será que agora ficou mais claro?
Aí é que tá! Tem gente que ainda confunde as duas coisas! Tem gente que ainda acha que solidão é estar só.
Por isso, não tenha medo da solidão. Não tenha medo de ficar sozinho com os seus sentimentos, com as suas dúvidas e com as suas ambições. Não se perca em achar que a solidão que te enlouquece, porque estar só é que é insanidade.

Nenhum comentário