Sentimentos na cabeça

Durante o mês passado rolou um meme na internet satirizando os filmes da pixar e colocando as temáticas  dos filmes desde "What if toys had feelings", até o mais novo filme dos estúdios, em parceria com a Disney, chamado Inside-Out (Divertidamente), ou, segundo o meme, "What if feelings had feelings".

Brincadeiras à parte, essa animação tem bastante potencial para ser a melhor do gênero deste ano, justamente porque consegue falar de uma temática que está ficando cada vez mais em voga na sétima arte, que é a humanização da ciência, sob uma perspectiva de que "todos nós temos, todos nós vivemos isso e muitos de nós não faz ideia de como isso nos afeta.
Está achando estranha essas afirmações? Bom, eu explico:
Acontece que Divertidamente não é apenas uma animação sobre "sentimentos tendo sentimentos", mas todo o seu desenvolvimento, desde o cenário, a forma como os tais sentimentos cintilam e como as memórias são apontadas como as formadoras de personalidades; tudo isso tem um pano de fundo que, Maddie, minha grande amiga e neurocientista fez questão de chamar: neurociência para crianças

A afirmação é muito verdade, mas consegue ir além. É uma neurociencia para qualquer público! Se trata de uma obra que poderia ser usada em sala de aula para explicar o funcionamento neural do ser humano e também pode ser o famoso e delicioso filme pipoca do final de semana. Pode servir para explicar como somos seres modificáveis e voláteis, ao mesmo tempo que pode ser o filme pra ser a babá de um grupo de crianças alvoraçadas. E o céu é o limite...com toda a sua criatividade, a Pixar conseguiu ir além, de novo...
Potencialidades educativas a parte, Divertidamente não é o filme para você deixar a vida de lado e seguir no maravilhoso mundo da Disney, mas é a típica obra que, se você se deixar levar de alguma maneira, vai perceber o quão universal Nojinho, Medo, Raiva, Triateza e Alegria são e não apenas porque são as "emoções básicas" de qualquer ser humano, mas porque são complementares entre si e capazes de nos levar das mais importantes decisões, passando pelas mais profundas reflexões, até a mais idiota das atitudes nossas. 


E como somos complexos, como somos incríveis e como essa máquina anatômica é fantástica! 
Vale pensar também, em como os sentimentos estão na cabeça, enquanto que o curta metragem anterior ao filme é coração puro! 

Nenhum comentário