Filmes que inspiram - Mulheres

Em 2013 eu fiz um texto em comemoração ao dia das mulheres, focando em alguns dos aspectos mais interessantes do que é ser mulher e como existem tantas de nós mostrando toda a nossa complexidade como pessoa pensante, atuante, amante e (sub)existente. Este ano decidi fazer uma coisa diferente e trazer para vocês uma seleção de personagens que resignificam o que é ser mulher e que nos inspiram todos os dias.
São filmes sobre mulheres reais, delicadas, intensas, verdadeiras, confiáveis e inspiradoras. Espero que gostem.

1 - Jogo de Cena 

Um documentário que mistura elementos ficcionais, sob a batuta do maestro Eduardo Coutinho. Esse filme trata de diversas histórias de mulheres reais e que surpreendem pela sutileza, ao mesmo tempo intensidade de cada uma delas. O interessante, é o jogo que ele faz entre as reais donas da história e a versão contada pelas atrizes. Fascinante. Assista ele completo aqui.

2 - O sorriso de Monalisa

Considerado a versão feminina de "A Sociedade dos Poetas Mortos", essa película conta a história de Katherine Watson, uma mulher a frente do seu tempo que resolve lecionar na mais prestigiada escola para mulheres dos Estados Unidos. Lá, ela bate de frente com certos princípios pré-determinados da escola e ainda toca profundamente a vida de suas alunas, além de ter a sua vida mudada por elas. Veja algumas das citações do filme aqui. Veja o filme aqui.

3 - Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

Outro filme com Julia Roberts como protagonista, Erin é uma mulher que consegue ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização por causa de uma contaminação de água. Inspirado em uma história real, Erin Brockovich deu o Oscar de melhor atriz para Julia Roberts e ainda o Globo de Ouro, Bafta e Guilde Awards. Assista ele completo aqui.

4 - Amor e Inocência

Com Anne Hathaway, esse filme conta a história de Jane Austen e o percurso que ela fez para se tornar A Jane Austen. Como uma das mais influentes escritoras da história, Austen precisou abdicar de um amor para que pudesse, tanto viver o seu próprio sonho, quanto para deixar o seu amado seguir a sua vida. É um filme sobre amor, mas também sobre auto-descoberta. Assista dublado aqui.

5 - Pequena Miss Sunshine

É apenas uma garotinha, mas é na mais terna idade que a fofa Olive mostra verdadeiras lições de aceitar as diferenças, nunca desistir e acreditar nos seus próprios sonhos. Assista aqui.

6 - Escritores da Liberdade

Mais um filme sobre a figura de uma docente. Dessa vez é Hilary Swank quem interpreta Erin Gruwel, uma mulher de verdade, que ao ter a oportunidade de dar aula na periferia não se acovarda e aceita o desafio de mostrar um novo mundo para os seus alunos, ao mesmo tempo que os estimula a escrever suas próprias histórias e pensar 'fora da caixa'. Assista aqui.

7 - Menina de Ouro

Uma mulher que sempre viveu no ostracismo, sonha em ser uma campeã dos ringues. Indo contra todas as pré-concepções e todas as propabilidades, Maggie se torna uma referência do boxe, conseguindo mudar de vida completamente. Até que um acidente, durante uma das lutas, muda completamente o rumo da sua história. Assista aqui.

8 - Brooke Ellison 

Dirigido pelo eterno Superman, esse filme conta a história de uma garota, Brooke, que viveu desde pequena em uma cadeira de rodas. Sendo tetraplégica, o enredo gira em torno da lição de superação e, principalmente, força de vontade de Brooke em ser mais do que uma garota com tetraplegia. Assista aqui.

9 - Frida

Poucas pessoas tem noção do quanto a vida de Kahlo foi complicada. Este filme mostra como a relação de Frida com Diego foi intesa e como as doenças e problemas físico vividos pela artista a atingiam de forma dolorida, triste, porém verdadeiramente inspiradora. Assista aqui.

10 - Piaf - um hino de amor

Mais um biográfico para a lista, Piaf foi lindamente interpretada por Marion Cotillard. O filme conta a história da cantora francesa desde sua infância até seu leito de morte. Como todas as mulheres que integram essa lista, Piaf viveu uma vida intensa e sem medo de ser feliz. Assista aqui.

Você tem outro filme para indicar? Comente aqui, ou poste na nossa fanpage.

7 comentários

teste disse...

Adorei a seleção de filmes, a maioria eu não conhecia, mas fiquei com vontade de assistir, e um deles faz tempo que quero assistir que é a Pequena Miss Sunshine, ele parece ser muito bom rsrsr.
Um beijo

blogthayseferreira.blogspot.com.br

Jhennifer Sandy disse...

Adorei essa seleção que vc fez! Pra ser sincera eu nunca vi nenhum desses filmes, mas com certeza vou add todos para a minha lista de proximos a serem vistos hahahaha
Obrigada pelas dicas
Blog da Sandy
Um Beijo Flor

Anônimo disse...

Olá, já olhei quase todos os filmes dessa lista, e os que não vi já vou procurar para ver! Bjs
http://desejoserperfeita.blogspot.com/

Vivendo de Devaneios disse...

Desses eu só vi Pequena Miss Sushine, acredita? Mas já acrescentei todos os filmes na minha listinha! Quero vê-los logo logo. <3
Beijos,
Vivendo De Devaneios

Gisley Scott disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisley Scott disse...

Menina de ouro é show de bola!!! Gostei demais, principalmente ver as personalidades tão diversas de Clint e Hillary no filme!
Bjos

Blog Querido Deus Obg Por Me Exportar!

Unknown disse...

Pequena Miss Sunshine e Menina de Ouro são dois filmes incríveis e que motivam qualquer pessoa que tenha um pingo de sensibilidade dentro de si.

Ótimas sugestões!
beijos
http://jurodemindinho.blogspot.com.br