Interessantes de Julho #2

Os links estão ótimos! Tem música, invenções, fotografia, Disney e muito mais!! Clique no título ou na imagem para ser levado à matéria original.

1999

Muitos dos leitores do Mesa nasceram na década de 90 e parece pedir muito que eles se lembrem de tudo que viram e ouviram nesse ano (principalmente porque muitos estavam com seus 8-9 anos), para mim que ainda era bem pequena, pensava que assistir a um vídeo dedicado àquele ano seria perda de tempo, no entanto lembrei de quase tudo que vi ali. E você, será que lembra?

Abandonados e belos

O site metamorfose digital fez uma interessante lista com 35 lugares completamente abandonados, mas que tem uma beleza singular. Seja pela sua condição de abandono, seja pela própria arquitetura do local. Admito para vocês que alguns desses lugares parecem ser de outro planeta.

Harry de capa nova

Nova não é bem a palavra, mas é nova para o grande público que nunca tinha visto essas capas que não foram usadas para os livros de Harry Potter. Mary Grand Pré foi a ilustradora responsável pelas capas do bruxinho nas edições norte-americanas e brasileiras, e ela criou diversas ilustrações para simbolizar cada livro, mas muitas delas não foram usadas. Agora, depois de anos após a publicação da ultima parte da saga que essas imagens foram liberadas. E olha, elas são uma nostalgia só!

Latitudes online

Parece ser uma tendência que vem se tornando cada vez mais comum entre as empreitadas independentes utilizar a internet como meio de divulgação e até mesmo venda de um produto. Assim mesmo tem acontecido com algumas produções audiovisuais que começam na internet para depois alcançar os veículos "tradicionais" de comunicação. O filme "latitudes" de Felipe Braga está nadando nessa corrente e terá estréia online, para depois ser transmitido pelo canal a cabo TNT. Saiba mais:

Chupando Limão

Você se lembra da primeira vez que chupou limão? Pois é, provavelmente não. Mas o fotógrafo April Marciborka teve a ideia de registrar o momento em que bebês colocam na boca limão, pela primeira vez. As fotos são bem humoradas, fofas e é impossível não se identificar com algumas das caretas.

Crianças empreendedoras

Uma vez já me falaram que para ser empreendedor você precisa ter feeling e ver aquilo que todo mundo tá olhando, mas ninguém vendo. Bom, nos casos dessas cinco crianças a história é por ai mesmo, elas criaram empreendimentos que se tornaram rentáveis para si e úteis para a sociedade. Confira:

Café fotográfico

Que tal beber uma foto sua? Parece absurdo, mas já é possível. A rede de cafeterias "Let's cafe" criou uma forma inusitada de chamar clientes e ainda fidelizá-los. O processo é bem simples, você faz upload de uma foto sua e escolhe o tipo de bebida. Depois de um tempo você pode degustar dela e ainda olhar para sua fotinha enquanto isso.

Disney Steampunk

Você sabe o que é o steampunk? "Steampunk é um subgênero de ficção científica que ganhou fama lá pros anos 80, com romances de autores como Júlio Verne e Mary Shelley e mostra um universo onde a tecnologia a vapor (steam é vapor em inglês) desenvolveu-se mais do que as outras sendo o principal invento do homem". E a Disney foi transvertida dessa tendência, confira as fotos:

Disney Aireal

Mais uma invenção da Disney Research é uma maquina que permite, através de anéis de ar com formas (os vórtices), levar sensações às pessoas. A ideia é aprimorar os canais digitais sejam eles games, sites e canais dinâmicos através da máquina e possibilitar uma sensação mais real no digital. O que você acha disso?

Diamante da Lua - Websérie

Oi pessoal, como comentei anteriormente com vocês, a Websérie "Diamante da Lua" é o meu primeiro trabalho do gênero e também é a primeira vez que faço algo tão abertamente online para todos lerem. Como prometido, posto aqui o prólogo e o primeiro capítulo da série, porém aviso que é uma história que está sendo escrita e postada todas as segundas apenas no Blog H&B e quem quiser acompanhá-la até o final deve conferir por lá. 
Espero que gostem ;)


Prólogo
Acordei com um solavanco. Alguém balançava meu corpo com força, enquanto sussurrava que eu precisava acordar. Eu finalmente começava a me dar conta do que acontecia, estavam me chamando para a realidade da maneira mais inadequada possível. Inadequada porque eu era quem eu era! Agora eu me deixava abrir os olhos, sonolentos e pesados, enquanto pensava na melhor forma de gritar com a pessoa que ainda me sacodia.

-Princesa, a senhorita precisa levantar! Estamos sob ataque! –gritava Marie, minha criada.

Ela tinha falado sério?! Ataque! Ataque! 
Sentei exaltada, enquanto Marie afastava os seus braços dos meus ombros. –A senhorita precisa ir para o abrigo! Sua família já deve estar lá! –Marie falava tão rápido que para mim ficava difícil até acompanhar. Eu me tocava que ela falava sério, enquanto a observava correr de um lado para o outro pegando alguns de meus mais estimados itens. –Acredito que não poderá mais voltar aqui, senhorita…-ela falava com pesar na voz. –Sentirei falta de trabalhar aqui, mas acho que a mudança é isso mesmo…
Eu ainda não tinha dito nada, até porque era difícil processar alguma coisa em meio aquele turbilhão de confusão que invadia a minha mente. Mais ainda processar a informação de que estávamos sendo atacadas e, por cima, não poderia ver meu quarto, talvez, nunca mais! Levantei-me da cama e peguei o primeiro vestido que vi pela frente, calcei o primeiro par de sapatos que vi deixados preguiçosamente da noite passada e corri com uma sacola transpassada em meu corpo.
Corri pelo caminho que conhecia tão bem dos diversos treinos de sobrevivência que eu havia feito desde que me entedia por gente. Ao fazer tal caminho me tocava que o castelo parecia maior do que me lembrava e, principalmente, meus passos pareciam mais lentos do que eu gostaria. Uma batida forte mostrou um grupo de invasores que tentavam destruir parte dos nossos portões e por mais curiosa que eu estivesse, não diminuiria o passo por nada! Tinha tido treinamentos de mais para não entender que a minha vida dependia de eu chegar até o salão dos quadros o mais rápido possível.
Alguns segundos, que mais pareciam minutos, tinham se passado quando trombei com Levon, um dos guardas mais antigos do castelo. Ele me avistou e correu na minha direção. –Princesa, por aqui! –disse ele, garantindo a minha retaguarda. Justamente por ser um dos mais antigos e estimados guardas reais, Levon era um dos únicos que sabiam onde o esconderijo da família real ficava e também era um dos únicos capazes de me deixar mais tranquila depois de um despertar tão intenso! –A senhorita vai ficar bem, precisa permanecer aqui, em segurança, até que eu venha busca-la ou mande alguém para fazê-lo. Entendeu?

-Sim, eu entendi. –respondi com os olhos apertados. –Levon…-chamei-o antes dele fechar a porta atrás de si. –Obrigada.

-O prazer é meu, alteza. Por favor, siga. –olhei novamente na direção dele, enquanto tudo ficava escuro. Meu coração dava saltos de agonia e uma série de dúvidas começou a aparecer para mim: quem eram aqueles invasores? Eles estavam atrás de nós? Porque tínhamos de fugir? E a principal de todas: onde estava a minha família? 


Cap. 1

Eu sempre gostei muito de saltos altos. Achava os sapatos mais elegantes que uma mulher poderia usar. Principalmente para uma moça da realeza como eu. Gostava como me sentia esguia, alinhada e nobre usando saltos. Mas tinha que admitir que correr e depois se esgueirar por um túnel escuro usando saltos não era uma boa ideia. Era, na verdade uma péssima ideia! Mas fazer o que, sapatos de salto sempre foram predominantes no meu armário, mais ainda depois que fui coroada…
É, a confusão realmente começou depois que fui coroada princesa e próxima na linha de sucessão no trono do reino de Althea. Minha irmã tinha acabado de receber a coroa de rainha, depois de se casar com o nosso primo Douglas, mas ainda nem tinha tido tempo de “esquentar” o trono, uma vez que a coroação tinha sido noite passada.
Noite passada foi uma desordem sem tamanho. A organização da cerimônia de coroação começou na semana anterior, com várias pessoas correndo de um lado para o outro, testando cores, tons, vestidos e decorações. Mas por mais que eu adorasse saltos altos, não suportava os exageros da minha família. Pior ainda eram os exageros de Soleil, minha irmã mais velha. Seu casamento, no mês anterior, já tinha sido considerado o evento do século em Althea, mas ela precisava fazer da coroação maior ainda! Eu até compreendia a necessidade que ela tinha em aparecer e se destacar, mas será que ao ser coroada rainha ela já não teria toda atenção do mundo naturalmente?!
Soleil não se contentava com tons pastéis, queria vermelho, amarelo ouro e pontos brilhantes. Queria que sua coroa fosse polida diversas vezes, só para ter certeza que ela brilharia mais do que o próprio sol e não deixava de exigir mimos significativos como presentes de súditos por sua coroação. Ontem deve ter sido a gota d’água para muitos dos criados, que tiveram que lidar com os gritos descontrolados de Soleil, que dava ordens em cima de ordens e com isso não deixava as criadas fazerem seus deveres.
Respirei fundo me perguntando por que eu procurava tanto por minha família mesmo?
Acho que acabava esquecendo que a minha avó tinha abdicado no ultimo mês, se mudando para o castelo de verão para curtir sua aposentadoria, e que tudo que me restava era Soleil e o bobo da corte, Douglas. Acho que quando chegasse ao final daquele túnel o que eu queria encontrar, era a vovó e não Soleil, então diminui o passo e encostei-me a uma das paredes frias e úmidas do túnel. –O que será que está acontecendo? Se Marie pudesse ter vindo comigo, tenho certeza que ela me daria uma explicação plausível para toda essa agitação!
Não percebi muito bem como aconteceu, mas acabei cochilando lentamente, encostada na parede. Meu sono era leve e descompassado, até que percebi os sentidos ficando mais lentos e meu corpo todo se entregando ao cansaço de ter dormido muito pouco, misturado ao cansaço da correria. Não pode ter nenhum problema se eu cochilar um pouquinho…

-Acorde! –ouvi alguém dizendo próximo de mim. –Acorde! Você precisa estar acordada! –alguém insistia. Só que eu não seria mandada por ninguém, principalmente por alguém que eu não fazia ideia de quem era!

-Você não tem o direito de falar assim comigo! Sou uma princesa! –exclamei sonolenta e ainda de olhos fechados.

-Luna! –ele me segurou pelos ombros. Sua voz era mais forte e ele me sacodiu levemente até eu reagir com os olhos bem abertos. –Houve um golpe de estado! Você não é mais da realeza que eu ou um saco de batatas! –meus olhos demoraram um tempo para distinguir as formas, mas era ele. Com certeza era ele! Eric, o meu primeiro amor e um dos guardas mais novos do palácio. Em outras palavras, alguém que, mesmo apaixonada, eu não poderia pensar em construir um relacionamento com.

-Eric, o que está acontecendo? Eu fui deixada aqui sozinha e ninguém me explicou nada…golpe de estado? Como assim?!

-Você já ouviu falar dos Revoltos de Althea? –ele me perguntou, enquanto pegava a bolsa que eu levava comigo e pendurou no ombro.

-Já, claro! Meus avôs e pais lutaram contra eles diversas vezes. Até dizem que foram eles que…bom…explodiram o avião que meus pais estavam. –falei com tristeza. –Não me diga que eles estão por trás de toda essa bagunça?

-Luna. –Eric parou de repente. –isso não é apenas uma bagunça. Eles estão assumindo o Estado.

-Como assim?! E onde está Soleil? Ela não deveria estar lutando pelo seu trono?!

-Soleil foi a primeira a fugir. Eles capturaram Douglas e o matem refém até que Soleil volte. Não sei o que vão fazer quando encontrarem vocês duas, mas não consigo achar que isso vai terminar bem!

-Eric…e como você está aqui? 

-O que quer dizer?

-Como você sabia desse esconderijo? Por que veio aqui?

-Falei com Levon e ele me ordenou vir atrás de você. Os Revoltos estão no palácio e exigem a sua presença e a de sua irmã. Precisamos manter você a salvo, já que se capturarem sua irmã e a matarem, você é a próxima na linha de sucessão.

-Espera! Você acha que existe essa possibilidade? De Soleil ser capturada e…morta? –não tinha a melhor das relações com a minha irmã, mas já tinha perdido muita gente que eu amava.

-Se for desta maneira, então você com toda a certeza precisa estar preparada e salva! Não podemos deixar esses Revoltos assumirem o controle do Estado. Também não podemos os deixar chegar perto de você! 

-E como vamos fazer isso? –perguntei desistindo de caminhar em cima dos saltos altos.

-Eu vou te proteger, Luna. E não é só porque eu prometi a Levon, mas é porque eu sei que você é muito mais especial e tem muito mais capacidade para liderar Althea, que sua irmã ou qualquer um dos Revoltos!
Com toda esta certeza, não poderia pensar diferente, se não confiar piamente e cegamente em Eric.

Semana do Livro Nacional - Belém


A semana do livro nacional é um projeto que pretende divulgar a literatura brasileira, entre o público nacional, promovendo bate-papos, mesas redondas e palestras sobre o assunto. Cada cidade no país está organizando a sua e em Belém não poderia ser diferente. Aproveitando o Dia Nacional do Escritor, que é realizado no dia 25 de julho, cada cidade formata a sua programação na mesma época, dando focos diferentes e discutindo questões que dizem respeito não só a produção nacional, mas também local, como é o caso da programação organizada para Belém. 
Quem está à frente é a Barbohouse e o CLIC, com a realização da FOX Dr. Moraes e a Casa da Cultura Digital, para conversar com o público sobre “O Livro na Contemporaneidade”. Com essa proposta, o evento vai contemplar alguns temas como: “o universo dos novos autores”, “blogosfera”, “mercado literário”, “Fanzines e Fanfictions”, além do mundo “Web Literário”.

Eu terei a honra e o prazer de estar na programação da edição de Belém, divulgando e contando um pouco mais sobre "A Irmandade das Olívias", bem como tirando dúvidas do público em geral e ainda autografando para quem quiser. Quem vai me fazer companhia na mesa é o meu afilhado literário Lucas Moraga (que eu já divulguei aqui) e a adorável Roberta Spindler, co-autora do incrível "Contos de Meigan". Vale muito a pena conferir a programação inteira e participar, afinal das contas é um evento gratuito ;)
A Semana do Livro Nacional – Belém, vai acontecer dos dias 23 a 25 de julho em dois lugares. Nos dias 23 e 24 a programação acontecerá na FOX Dr. Moraes, uma das maiores lojas de livros da cidade que é inclusive onde grande parte dos escritores paraenses tem exemplares seus a venda. No dia 25 de julho a programação ocorrerá na Casa da Cultura Digital (tv. Apinagés, 405), que já receberá uma programação que mistura a tecnologia com a literatura, incluindo um Sebo e também um pocket show do grupo Versivox. 
Na programação estão confirmados nomes como Ernani Chaves (Prof. Doutor da UFPA, que tem destaque pelas suas obras acadêmicas e de tradução), Armando Alves (da editora Paka-Tatu), Cláudio Costa (stand de Escritores Paraenses), Anderson Araújo (Bêbado Gonzo e outras histórias) e Carlos Correia (grupo Versivox), além de muitos outros que tornarão o encontro ainda mais interessante e aberto. 

Interessantes de Julho #1

Pessoas, como fiquei devendo para vocês o especial de links interessantes #2 do mês passado, vou tentar este mês postar mais links. Vamos ver, ta?! 
Já sabem como funciona, clique no título ou na imagem para abrir a fonte da informação e a matéria na íntegra. ;)

Publique livros online

Widbook é uma rede social literária que hoje já produziu cerca de 4mil e-books através dos seus mais de 25 mil usuários. O diferencial dessa rede é que se o autor quiser publicar seu livro de forma independente pode fazer de forma gratuita e, claro, ainda receber feedback dos leitores que acessam a rede. Saiba mais no site oficial: http://www.widbook.com/


12 cidades históricas e muito bem habitadas

A Superinteressante fez uma lista com doze cidades que existem há muito tempo e que ainda são habitadas. Muitas delas mantem o visual de antigamente, através de restaurações e tombamento mundial. São cidades que te fazem viajar no tempo. Confira e planeje sua próxima viagem.

4 irmãs, 36 fotos

As irmãs Heather, Mimi, Bebe e Laurie pousaram por 36 anos seguidos (de 1975 a 2010), sempre na mesma ordem e transformaram as captura em uma exposição em NY. A ideia era de acompanhar o amadurecimento das moças, sem grandes efeitos, tanto é que as imagens acabam sendo a tradução de uma modificação de moda e de época, de uma forma tocante.

Disney obras de arte

E se grandes obras da história da arte fossem reinterpretadas com um leve toque Disneyano? Pois é, como já mostrei várias vezes aqui e também no Mesa no Tumblr criatividade é o que não falta! Desta vez os criativos brincaram com obras de Magritte, Van Gogh, Monet e outros.

E-Commerce quadrado

É fato que muitas lojas independentes optam por e-commerce para divulgar o que produzem para além de sua cidade. É o caso da lojinha Melancia Quadrada, que tem no seu e-commerce adoráveis estampas exclusivas, além de acessórios fofíssimos para quem gostar de uma influência nerd girlie. Já to fazendo a minha listinha e o melhor: o frente é fixo ;D

Bum!

É assim mesmo que você imagina o barulho nos gifs do tumblr Exploding Actresses, uma novidade bem engraçada para quem quer se divertir um pouco com personagens queridos, mas que tem um final deveras triste (rss). Tem princesas da Disney, Titanic e até Jack Sparrow.

Super-Cocks

Assim como não falta criatividade por parte dos amantes da Disney, também não falta criatividade para os amante sde super-herois. Prova disto são as artes criadas por Arturo Aguire, que transforma os grandes herois em galos. Vale a pena conferir o resultado e se impressionar com a ideia.

Casais inesquecíveis dos quadrinhos

O blog tem um visual poluidinho, mas tem até um conteúdo legal e foi assim que eu encontrei esse post falando de alguns casais inesquecíveis dos quadrinhos. Para mim, sempre, faltou Dick e Barbara (ou Asa Noturna e Oráculo), mas a lista está bem interessante. Qual o seu casal favorito?

Liga da Justiça 3000

Pois é, a novidade foi anunciada mês passado e já divide opiniões pelos estilos que os herois ganharam. Eles parecem bem mais sombrios e talvez um pouco bagunçados. Tem um pessoal até dizendo que a capa do Batman deixou ele com visual de barata (credo!), mas que todos estão curiosos pela estreia, estão! Saiba mais:

Blancanieves cult

Em uma versão poetizada e delicada, Branca de Neve é recontada através das lentes do espanhol Pablo Berger. Também baseada na versão do conto dos Irmãos Grimm, a versão usa dos métodos bem vs mal e brinca com a nacionalidade da versão transformando os sete anões em toureiros. 


Projetos Paralelos

Olá bebedores de café, como vão?
Então, ando meio sumida, não?! Tenho consciência disso e por isso mesmo que estou escrevendo este post e, inclusive, saindo um pouco da linha editorial do Mesa para me explicar. Acontece na vida de qualquer pessoa alguns momentos que fazem a gente rever uma porção de ideias, entre elas ideias do que seria o emprego perfeito, sonho ideal e até mesmo vida que se realmente quer. 
Acho que as pessoas que conhecemos e que cruzam nossos caminhos é que são determinantes para o que escolhemos como caminho e muitas vezes esses caminhos sofrem bifurcações, as quais a gente não tem muita certeza se continua onde estava, ou se bifurca de vez.
Mas esse período em que projetos paralelos começaram a aparecer e se intensificar ainda mais para mim, pude perceber que os talentos que eu pensei serem os norteadores do meu caráter e vida, na verdade se provaram secundários e houve sim uma inversão de ideais e ideais. O caminho parece ainda mais bifurcado e oportunidades como estas talvez nunca mais apareçam, então acabei me perdendo e pensando sobre tudo o que tinha caminhado até agora.
É a vida tem dessas, inclusive dessas de não entendermos muito bem o que uma outra pessoa está escrevendo, sobre o que ela está desabafando e o que realmente leva falar tais palavras, mas isso não signfica que o que esta pessoa fala é menos importante ou tocante.
Dito tudo isto, vamos às "desculpas" e elas se resumem à duas imagens e à dois links.
http://portalclic.net

http://historiasebesteiras.blogspot.com