Get a Celebration!

Em uma bela homenagem ao "Steamboat Willie" de 1928 (que este ano completa 85 anos) a Walt Disney Studios traz para as telonas antes de Frozen (que estréia no Brasil dia 03 de janeiro de 2014) o curta metragem "Hora de Viajar". 

Antes de mais nada é essencial a gente recordar porque "Steamboat Willie" é tão importante e porque relembrá-lo e celebrá-lo é mais ainda: "Steamboat Willie" foi o primeiro desenho animado inteiramente sonorizado da história e também foi o primeiro curta de animação a ser reconhecido como um marco significativo de técnica. É certo dizer que sem Walt Disney o cinema de animação não teria tido o avanço que teve e por isso também é necessário se celebrar.
Em "Hora de Viajar", foram revisitados traços clássicos de Mickey e sua turma, como Bafo e Minnie. Também foi usada uma mistura de preto e branco e colorido, feitos tanto à mão, quanto em computação gráfica (vide a própria impressão de que a imagem é antiga). O curta foi dirigido por Lauren MacMullan e está na lista dos pré-indicados ao Oscar 2014 na categoria de melhor Curta de Animação. 
Acompanhe um trecho liberado pela Walt Disney Pictures:

É verdade que ainda existem muitas controvérsias envolvendo Mickey e sua turma, como a mudança de algumas leis de domínio público, dando a Disney mais anos para usufruir das criações de seu mentor, mas ainda assim a sua improtância e significado para a história do cinema, por si só, já é significativa o suficiente para que ele seja considerado o personagem mais icônico do século XX.
+: você sabia que o Mickey não foi o primeiro personagem criado por Walt Disney? Leia aqui.
+: "Steamboat Willie" não foi a primeira aparição de Mickey. Na verdade a sua primeira aparição foi "Plane Crazy", mas por problemas técnicos o filme não foi exibido, acabou passando por modificações e Mickey fez a sua estreia em "Steamboat".
+: Em 1928, Walt Disney ainda não detinha a patente de Mickey. Ela ficou tramitando por quase cinco anos: Leia aqui.

Nenhum comentário