Ela voltou a ser popular

Todos já ouviram falar da história da mocinha indefesa que por ser a mais bela do reino acabou sendo caçada por sua madrasta invejosa. Seu destino acabou sendo levado até a casa de sete anões que a protegeram e tentaram cuidar dela, mas infelizmente a bruxa má chegou até ela e a deu uma maça envenanada, fazendo com que ela caisse em sono profundo...e que seria eterno, se um príncipe encantado não aparecesse para despertá-la com um beijo de amor verdadeiro.
Branca de Neve. Esta doce princesinha teve sua história contada de várias maneiras, a mais conhecida é a que eu resumi no parágrafo anterior, mas pouco se sabe da história original, apenas que por ser da tradição oral ela se modificava conforme ia sendo contata, até chegar nos ouvidos dos alemães Grimm e eles transcreverem com estas características e mais algumas, como as tentativas extras de matar Branca (uma escova de cabelo envenenada, foi uma delas) e o castigo da bruxa de dançar pela eternidade com sapatos em brasa.
Sabemos que a história da meiga Branca de Neve tem outras versões também, na Albania Branca na verdade vive com 40 dragões que a protegem depois de ter caído em sono eterno causado por um anel dado pela madrasta, além de uma versão até popular (e certamente foi popular na minha infância sendo lida para mim antes de dormir) Branca de Neve e Rosa Vermelha, que é a história de duas irmãs que se perdem na floresta e acabam enganadas por um gnomo.
O primeiro filme sobre Branca de Neve foi em 1902, mas o de 1916 com Marguerite Clark, uma das musas do cinema mudo, foi mais popular. Este segundo filme foi a inspiração para que Walt Disney criasse o primeiro filme de animação em longa-metragem, em 1937. 
Branca de Neve e os sete anões foi tão popular que por anos (até a estréia de O Rei Leão) detinha o posto de maior bilheteria da história do cinema e a imagem da mocinha petite, doce, meiga de vestido azul, amarelo e vermelho e amiga de sete anões adoráveis foi conectada diretamente com a história.
Porém, com o passar do tempo versões e adaptações sobre a história acabaram se tornando menos queridas. A postura de Branca de Neve já estava "obsoleta" para os moldes femininos das novas décadas e principalmente do novo século.
Branca era adorável, mas ninguém mais parecia gostar de verdade dela. Entre as princesas do mundo da Disney era a menos querida e menos lembrada. Enquanto que nos parques filas e filas se instalavam para tirar fotos com a Cinderela, Belle e Ariel, Branca era deixada de lado e muito pouco se falava dela
Há quase 5 anos a Disney lançou o filme Encantada, para comemorar o aniversário de 70 anos do filme. Encantada pretendia resgatar alguns valores representados pelas princesas e, claro, queria reavivar a vontade das pessoas de assistirem aos filmes clássicos, fazendo referências diretas às histórias conhecidas e trazendo elementos novos que falassem a mesma língua que as meninas do século XXI.
Em 2010 a empresa relançou a história de Branca de Neve em uma versão Diamante, para blu-ray e também cheia de bônus especiais.
Seria o despertar de Branca de Neve?
Talvez, se não fosse pelo fracasso de venda.
O filme teve uma tiragem significativa, no entanto não conseguiu vender tanto quanto a empresa esperava. Logo foi decretada a impopularidade de Branca.
Entre adapatações de baixo orçamentos e empreitadas não tão rentáveis como a de 2001 estrelada por Kirsten Kreuk, Branca de Neve teve um espaço de quase 50 anos de versões que mostrassem sua história de forma diferente.
Além disto, em nenhum dos parques da Disney ela tinha um espaço dedicado só para ela, como acontece com as outras princesas. Este espaço pretende ser construído até 2013 com a inauguração do espaço Snow White and the diamond Mine.
Percebendo tudo isto, algumas mudanças teriam que ser feitas. Branca teria que ser um pouco diferente do que se esperava dela. Teria que oferecer algo há mais para que ela voltasse a ser querida. Ela precisava ser mais ousada, ser mais independente e mais moderna. 
Foi aí que, não só os Estúdios da Disney, mas também outras produtoras resolveram investir nesta história.
Só este ano 3 produções cinematográficas estão sendo feitas, todas girando em torno da história de Branca. A primeira delas é "Espelho, Espelho Meu", mantendo a história original, com alguns toques de ação, a grande novidade do filme é trazer um pouco mais sobre a visão da madrasta e uma presença mais afiada do príncipe. No elenco estão Julia Roberts e Lily Collins (que me lembrou intensamente uma jovem Audrey Hepburn nos cartazes do longa).

A segunda produção é da Universal e se chama "Branca de Neve e o Caçador", que já pretende ser algo um pouco diferente, dando um ar de guerreira à personagem principal (mesmo que seja interpretada por Kristen Stewart). Podendo ser um ótima aposta ou um terrível fracasso, a história gira em torno da união de Branca com o caçador (aquele que ficou com pena de matá-la) para destronar a rainha má. Promete, também muita ação e tem no elenco Kristen Stewart e Charlize Theron.
Correndo por fora destas duas produções que estão previstas para serem lançadas este ano ainda, está "The order of the Seven" (que deve ser traduzido para A Ordem dos Sete) da Disney que quer trazer uma Branca de Neve ainda mais diferente: Branca se chamará Olivia Sinclair e será uma britânica expatriada e exilada em Hong Kong. Lá ela conhece sete lutadores de um grupo centenário conhecido como A Ordem dos Sete. Estes lutadores foram subjulgados por uma imperatriz má. Saoirse Ronan será a protagonista desta versão disneyana, mas os detalhes dos outros personagens (no caso os sete e a imperatriz) ainda está sendo mantido em sigilo.*
A ABC (que também é uma empresa da Disney) está produzindo a série Once Upon a Time que, além de uma Branca de Neve, também traz outras personagens conhecidas, como Cinderela e Belle, em  novas interpretações (saiba mais aqui).
No "final" de todas estas interpretações, versões e adaptações uma coisa é certa Branca de Neve talvez nunca tenha sido tão popular quanto agora...

*Update: No dia 24/05/2012 a Disney anunciou o cancelamento da adaptação "The order of seven". Segundo o que foi anunciado, eles repensaram a enorme quantidade de adaptações que estavam acontecendo em tão pouco tempo e resolveram apostar na adaptação que estão fazendo da Bela Adormecida e deixar Branca de Neve cochilar mais um pouco. (fonte)