A segunda estrela a direita (Parte II)

(primeiramente desculpem se algumas palavras eu terei que escrever no internetes, como "eh", mas estou sem acento neste pc)
_
Encontramos-nos por vezes em situacoes em que tudo o que queremos eh nos tornarmos uma especie de passaro e voar para o mais longe possivel e sem bilhete de retorno. Sem hora marcada. Queremos encontrar maneiras faceis para fugir de uma igualidade que nos pertuba e encanta ao mesmo tempo. Digo que nos encanta, pois quando acontece algo de extraordinario se torna possivel aprecia-lo.
Quando escrevi o post Tchau, Querida eu tinha em mente uma pessoa especifica, uma que eu sempre achei que era cheia de pre-conceitos sobre mim e sobre como o meu mundo funcionava. Por sorte (e agora eu consigo ver isto) eu tive a oportunidade de conhecer esta pessoa, tornando-me uma grande admiradora dela.
Sim, eh bem factual que nao temos personalidades compativeis, no entanto, no momento em que eu mais precisei encontrei nela um alivio imediato de conselhos e criticas construtivas.
Percebi ai, que eu era o problema.
Trabalhar com pessoas sempre foi o meu forte. Dizem que sou forte, inteligente e muito astuta, porem a verdade eh que esconde-se uma pessoa tentando ser, por que nao, perfeita.
Como muitas vezes eu ja disse, sempre tentei estar um passo a frente de tudo e de todos para que nao me machucasse. Para que nao me surpreendesse quando a vida desse uma reviravolta. E assim, parece que venho vivido como uma adulta a tempo de mais. Percebi isto, pois estando com tantas pessoas diferentes, pessoas que nao deixaram a docura e a infantilidade se esvairem, eu sou uma adulta enjoada. Pelo menos no que diz respeito ao trabalho e avida profissional.
Nao sei quantos de voces leram o meu post "A segunda estrela a direita", mas me orgulhava em dizer que ainda tenho muito da infantilidade, no entanto percebo hoje, agora, que muito dela sofreu um solavanco e por isso quero muito odiar aos outros, culpa-los! So que nao posso, nao eh bem assim. A culpada sou eu.
Quando estiver em julho, com uma porcao de adolescentes estericos por estarem neste mundo encantado de possibilidades, eu nao quero ser fria, distante e culta. Se for o case de mostrar-me profissionalmente eu saberei fazer, tenho feito isso por boa parte da minha vida, mas no que depender de alegria e espontaneidade, muito eu terei que recobrar e reencontrar em mim mesma.
E como um Peter Pan que cresceu, eu quero voltar a ser crianca. Preciso reencontrar a minha infancia, ei de reencontra-la, de preferencia na Disney.

Leyton e o cometa

Durante 6 temporadas,One Tree Hill foi a minha série favorita. Em grande parte isto se deve a um casal que abalava as minhas estruturas, fazendo com que eu sempre torcesse para eles,afinal, Lucas e Peyton foram feitos um para o outro e mesmo que eles não estejam mais na série, toda a sua história reflete diretamente nos personagens que ainda ficaram para falar sobre este lugar, pois There's only ONE Tree Hill.
E aqui vão algumas citações que eu separei destes dois personagens fofissímos:

1a temporada
Peyton: Eu sinto que estou vivendo uma música do Air Supply.
Lucas: Bem, se vamos de anos 80, eu sou mais fã do Van Halen.
_
Peyton: Eu estava com tanto medo de você não acordar...
Lucas: O quê? E perder de estar com você?
_
Lucas: Posso te fazer uma pergunta?
Peyton: É um país livre.
Lucas: Por que você é líder de torcida? Sem ofensa, mas você é a pessoa menos alegre que conheço.
_
Peyton: Belas Mãos. [Nice Hands!]
Lucas: Belas Pernas. [Nice Legs!]
_
Lucas: Tente não beijar ninguém enquanto estiver lá.
Peyton: Você não presta, sabia disso?
_
Lucas: Ei, você! Então, eu fui aconselhado a manter distância de você como se fosse uma praga. O que tá rolando?
Peyton: Nada. Olha, se Brooke não quer que você fale comigo, então não fale.
Lucas: Peyton... você está linda.




2a temporada
Lucas para Peyton: Sua arte importa, foi ela que me trouxe aqui.
_
Lucas: Nada vai acontecer a você, eu prometo.
Peyton: Você está sempre me salvando "You're always saving me."
Lucas: Alguém precisa.
Peyton: (para Lucas Luke, se eu disser "Eu te amo" agora, você ficaria com raiva? Porque eu perdi muito sangue... vem aqui. (Eles se beijam suavemente).
Peyton: Não é vidro na minha perna, não é?
Lucas: Não... é uma bala.
Peyton: (Chorando, ferida e assustada) Lucas, eu perdi a Brooke, me desculpe.
Lucas: Ela está bem. Ela está bem. Mas, Ok, você não está. Precisamos levar você para um lugar seguro, vamos.
Peyton: Não, eu não posso. Eu não posso andar, eu tentei.
Lucas: Ok
Peyton: Não, não me deixe por favor.
Lucas: Não, olha. Eu vou bloquear a entrada. Nós vamos apenas nos esconder, está bem? Me escute, ok? Eu não estou lhe deixando, Peyton. Eu não vou, ok? Não vou
 
4a temp
Lucas: ''Olha eu só queria dizer que sinto muito que nós não conseguimos passar mais tempo juntos esta noite''.
Peyton: ''Como é que foi com a Brooke?''
Lucas: ''Eu percebi que esta noite está tudo acabado entre mim e Brooke e ela percebeu isso, também''.
Peyton: ''I love you Lucas''.
Lucas: 'I love you too Peyton
Peyton: Você não entendeu. Eu escondi isso por muito tempo...Eu só preciso que você saiba- Eu te amo...(pausa dramática) Eu sou completamente apaixonada por você, Lucas... (Lucas fica surpreso)
_
Lucas disse: "Quando todos os meus sonhos se realizam, quem eu quero que esteja ao meu lado é você, é você Peyton."
 
5a temp
Lucas diz: Eu fui para las vegas te pedi em casamento,você disse não então pra mim acabou. porquê não acabou pra você ?
Peyton diz :Porquê eu deveria ter dito sim (a cara do Lucas,quando ela diz isso é a melhor).
Lucas eu era jovem,e eu tinha medo.E não percebi que ão dizer que não estava preparada,siginificaria que não ficariamos juntos novamente,se eu soubesse disso eu teria dito sim.
Lucas diz :Peyton ...
Peyton :(interropendo lucas);Não!Luke eu sinto su falta todos os dias.E eu disse pra todo mundo aqui,que não voltei por sua causa.Mas eu voltei claro que voltei.(Lucas olha pra peyton com vontade de chorar).
Peyton diz: Eu ainda te amo Lucas.
(Lucas balança a cabeça sem ter o que dizer).Lucas diz :Peyton,eu ....
(Peyton o interronmpe com um beijo). (Ai da pra ver o quanto lucas ainda a ama).Ele fica bobo com o beijo e retribui.

_
Peyton diz:Se você queria quebrar meu coração teria milhoes de formas defazê-lo. Você não precisava ter pedido Lindsey em casamento!
Lucas diz: Não tevenada a ver com você,é só que o timing foi esquisito...
Peyton diz: Timing esquisito...aham...okay
Lucas diz: Sei como isso pode parecer...
Peyton diz: Não se case com ela Luke! (pausa) Será que eu sou a louca por aqui,ou você também não sente como se, nesses três anos em que estivemos separados, uma força vital tivesse sido arrancada de nós. Ah Luke, eu tentei, tentei preencher esse espaço com música, amigos e trabalho, mas continuava vazio. Até você me beijar. Meu universo inteiro de repente voltou a ter foco. (pausa) Lucas, Lucas olhe dentro dos meus olhos e me diga se você não se sentiu exatamente assim, exatamente da mesma maneira como se sentia ha tres anos!
Lucas a encara por um tempo, depois desvia o olhar e diz: Eu estou apaixonado por ela...
Peyton baixa a vista e faz menção de dizer mais alguma coisa, no entanto se retira.
_
Peyton diz: Por que você me odeia tanto?
Lucas diz: Eu não te odeio. Lembro a primeira vez que te vi, toda magrela cabelo bagunçado. Esquecer você Peyton foi dificil, perdê-la e vê-la de novo foi dificil e ainda é muito dificil.
Peyton: Eu sei. Enquanto estou dormindo eu tenho este sonho, onde estamos de volta naquele quarto de hotel em Los Angeles e você me pede em casamento, e todas as vezes eu digo sim.
Lucas diz: É so um sonho!
Peyton responde: É o meu sonho... E ambos permanecem trocando olhares...
_
[Citação do livro O Cometa]
O menino viu um cometa e de repente a sua vida tinha um sentido.
E quando ele foi embora ele esperou a vida inteira para que ela voltasse para ele.
Era mais do que apenas um cometa por causa do que ele trouxe em sua vida.
Direção, beleza, significado. Havia muitos que não conseguia entender, e às vezes ele andava entre eles.
Mas, mesmo na suas horas mais sombrias, ele sabia em seu coração, que um dia ela voltaria para ele e seu mundo seria todo novo, e sua crença em Deus, e Amor, Arte seria despertado em seu coração.... Lucas & Peyton Love...

6a temp
Peyton: Eu não estou certa se devo continuar chamando você de noivo. Porque eu estava pensando que talvez eu devesse começar a chamar você de "pai do meu filho"
Lucas: Nós estamos...?
Peyton: Eu estou esperando o seu filho, Lucas Scott. Nosso filho. Estamos grávidos! E eu espero, sei que é cedo, mas eu realmente quero que você fique Ok com isso, porque eu estou muito muito okay com isso. E é cedo, quero dizer, muito cedo, muito cedo para dizer para alguém. Eu só..
Lucas: Eu te amo. Eu te amo, Peyton.
Peyton: Eu amo você também.
 
_
Finalmente no dia do casamento...
Lucas diz :Peyton,eu te amei desde a primeira vez que te vi. E essa aliança e essas palavras são simplesmente a maneira de mostrar ao resto do mundo,o que esteve no meu coração desde que eu te conheço. Eu te amo Peyton Elizabeth Sawyer, eu sempre amei e sempre amarei.

Peyton Diz : Lucas Scott, nós passamos por tantas coisas juntos. E apesar do quão confusa ou perdida eu posso ter ficado, sempre tive você me encontrando e me salvando.Você merece ser amado. E é isso que nós vamos fazer, seu bêbê e eu. Nós vamos te amar por muitos anos que ainda virão,eu estou tão terrivelmente apaixonada por você e sempre estarei

_
Luke: Sabe quem mais estará aqui quando acordar? Nossa linda filha. Ela é... você precisa vê-la. Ela é linda, Peyton. E ela precisa de você, eu também. Corta essa, você me prometeu. Você prometeu. Sabe de uma coisa, acho que isso é coisa demais pra mim. Levei ela pra casa e estou fazendo o que posso, mas ela precisa da mãe. Eu preciso da mãe dela. Ela não tem sequer um nome ainda. Era para fazermos isso juntos. Eu não consigo sem você. E estou com medo de te perder, de que seremos só nós dois. Ela não tem sequer um nome ainda.
Peyton: Sawyer, o nome dela é Sawyer, ok?

Tchau querida...

Todos conhecemos pessoas que não gostamos. Com o tempo aprendemos a lidar com isso e suportar um pouco dela, principalmente se essa pessoa convive conosco de  alguma maneira.
Todos temos aquele sentimento  de querer olhar para a pessoa e mandar tomar no cu, simplesmente por que os santos não bateram.
Eu tenho esse sentimento. E nossa como é insuportável. O pior, no entanto, é quando você se depara com uma situação em que você encontra uma pessoa que te causa asco. Isso mesmo, nojo, de maneira que você não aguenta nem ficar do lado dela, nem...respirar perto dela.
Por causa deste tipo de situação, eu desenvolvi uma técnica de boa vizinhança, que gostaria de dividir com vocês. Não tem grandes mistérios, na verdade, mas ajuda no caso mais simples, que é o de desgostar e ajuda no caso mais sério, que é o de não suportar.
Então vamos às dicas:
1 - Se você precisa conviver com esta pessoa vendo-a todos os dias, não seja mal educado. Bom dia, boa tarde, boa noite, é o mínimo civilizado que você precisa dizer. Este cumprimentos mostram que você é educado e em um ambiente de convívio multiplo, ou seja, em que você conviva também com outras pessoas, como escola e trabalho é necessário que a etiqueta seja mantida; isto é importantissímo e soma pontos para o quesito interpessoal.
2 - Descubra em que ponto  que você não gosta da pessoa. Saiba separar o pessoal do profissional, de modo a nunca menosprezá-la profissionalmente se ela desenvolve o seu trabalho corretamente. Muitas pessoas nós temos antipatia por que pessoalmente não são pessoas compatíveis com a nossa personalidade, no entanto são extremamente capazes no quesito profissional. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
3 - Dê crédito. Aproveitando o gancho da dica anterior, se você teve que desenvolver um trabalho  ou uma pesquisa com esta pessoa, dê os devidos créditos. Lembre-se: profissional de um lado, pessoal do outro.
4 - Se você desgosta dela profissionalmente, não cabe a você botar ordens (a não ser que este seja seu trabalho de fato) mas se você está na mesma posição que a pessoa, chame-a de lado e avise que um determinado trabalho foi feito de maneira incorreta. Quando você faz isto, você não se coloca em posição de dedo  duro e/ou traidora, mas se coloca em uma posição confortável de "eu te avisei".
5 - Mantenha distância. Se de fato você sente asco pela pessoa, não se  aproxime. O básico de educação sendo feito, ninguém vai dizer que,na verdade você não suporta aquela criatura. Você simplesmente não tem afinidade com ela.
6 - Não fale mal para pessoas próximas. Esse problema é muito recorrente, principalmente nos ambientes de trabalho. Se você tem um colega que é muito próximo você acha que pode desabafar e isso é uma ótima questão, mas se por acaso acontece de este confidente ser fofoqueiro e/ou amigo da criatura que você não gosta?! Evite problemas, xingue no seu íntimo e/ou para seus amigos externos, que não têm nenhum vínculo com a pessoa "odiada".
7 - Não tente lavar roupa suja. Existem pessoas que não gostamos, simplesmente por não gostar. Se isso não muda com a convivência, não mudará com uma lavagem de roupa suja. Com isso você só vai perder tempo, alguns fios de cabelo e saliva, pois vão andar em circulos e não vao saber o que tem de errado.
8 - Tenha em mente que na maioria das vezes a pessoa não percebe que não é apreciada, principalmente se você mantem um tom amigável (mas não íntimo) e educado. Assim como o mesmo pode estar acontecendo com você.
9 - Se por acaso é você que sente que está sendo tratada com raiva e imprazer, seja ainda mais polido e educado, mostrando que você não se importa se a pessoa te olha com cara de cu, desde que ela desenvolva a função que foi atribuida e não pise no seu calo (importante)
10 - Se você é vítima de um completo desconforto por parte de algum colega tente se aproximar do individuo,se não funcionar, conversar com este em questão é a melhor solução; mas nada de perguntas idiotas como: "Por que você não gosta de mim?", "Qual o seu problema comigo?" e variações. Pergunte simples e direto: "Você está se sentindo incomodado comigo? Eu lhe fiz alguma grosseria que você ficou desgostoso? Porque se sim, eu peço desculpas, mas não dá para trabalhar/estudar com você me olhando com essa cara de 'chupei limão'."
11- Entre mulheres (salvo aquelas que de fato mantem esse tipo de vocabulário) se te chamam de "querida" (e variações como queridinha e queridona), "amiga", "mana", "meu bem" é por que não te suportam!
12 - Entre homens é mais comum a cara de chupei limão e o jeito mais busco de se tratar, mas como os homens não prestam muita atenção nestas coisas...
Lembre-se que tudo que você pensa consigo, fica ali mesmo, na sua mente e retido, então que este a seguir se torne seu mantra:
falando: Tchau querida!
pensando: Vaca!
 13- Na dúvida pense nas classudas pin ups que sorriam para o que desgostavam para manter a boa convivência -note, não estou falando de submissão ou subserviência, estou falando de políticas de boa convivência.

Multíplas escolhas


Encontramos maneiras interessantes de nos sentirmos importantes, não só nas nossas vidas, mas também nas vidas das outras pessoas. Aquelas pessoas que nos cercam e que nos confortam.
Engraçado dizer isso, pois quando parece que tudo o mais está dando errado eu não falo para ninguém. Guardo minhas angústias e medos dentro de uma caixinha de música, enquanto ouço Bach ou qualquer outro compositor clássico, numa daquelas sinfonias que nos fazem perder o ar. Tiram todo o oxigênio.
E sempre faço isso, sempre fiz e acho que sempre farei, já que uma coisa eu sempre tive certeza, a melhor pessoa que pode cuidar de mim, sou eu mesma.
Recentemente eu tive a oportunidade de entrar em um novo ramo de trabalho, não só dentro do jornalismo, mas dentro de tudo o mais que já decidi trabalhar alguma outra vez: Turismo. E o interessante, mas nem um pouco chocante foi a indentificação imediata que aconteceu entre mim e a área. De fato foi interessante, não por que eu não imaginei que fosse me aproximar e gostar tanto, acho que tudo que envolva o tratamento com pessoas e viagens é apaixonante; no entanto devo dizer que como as coisas  aconteceram foi assustador.
Assustador, pois o que você espera que vai encontrar acaba se tornando muito diferente do que você de fato encontra. Digo isto, pois mesmo com consciência de que eu estava entrando em um trabalho novo, desafiador e multidisciplinar, não imaginei que encontraria no meio do caminho tantas oportunidades pop-upando na minha frente, na maior naturalidade possível.
Dizem, a certo ponto, que quando estamos bem felizes na nossa vida pessoal, a vida profissional passa a se tornar mais ativa, de modo que os mundos possam se balancear, e que a pessoa tenha a chance de ser um pouco workaholic e um pouco lovaholic. E de fato, pensando para trás percebo que quando encontrei o meu porto seguro, as coisas pareceram cair nos seus lugares e as chances de novas empreitadas se tornaram mais frequentes.
Quando pensei que já tinha me fixado em um canto, aparece o caminho de ser guia da Disney. Falo inglês com fluencia, um francês decente e lido com pessoas diretamente. Adoro ser prestativa e sou extremamente responsável. Sabe o que isso significa? Eu tive que tentar.
Tentei e consegui. Estou organizando as minhas coisas para embarcar no próximo sábado para o mundo mágico,  que eu nunca conheci, mas que para mim vai significar simplesmente (literalmente) o mundo! Sim, é clichê dizer isso, mas eu sou apaixonada pela Disney e penso nisso todos os dias.
E dizer que me senti uma pessoa simplesmente realizada quando recebi hoje o kit de guia, é repetição pois parecia que euvoltara a ser uma criancinha de cinco anos e que tinha acabado de receber um presente de Natal adiantado.
Todos temos sonhos. Eu tenho mais de um. Na verdade, tenho vários.
Mas recentemente eu fui questionada algumas vezes se os meus sonhos, estes que eu tanto preso e quero para mim, estão no lugar certo. Pergunto-me qual lugar certo é esse?
Não sei se esta confusão acontece com vocês, mas comigo acontece simplesmente pois: Eu entrei no curso de Jornalismo dizendo que queria ser jornalista científica, escrever artigos, produzir conhecimento para as futuras gerações e ser uma referência no assunto.
Ser jornalista, para mim  veio com a ânsia, a necessidade de escrever, de por para fora sonhos de papel; mas na verdade meu maior sonho de todos é ser escritora. É ser livre para dizer tudo metaforicamente, e sinceramente acho que nasci para isso.
Então, viver para pena é umaposição complicada, pois quanto mais encontramos obstáculos,  mas nos perguntam se é isso mesmo que queremos. Eu não desanimo, nunca desanimei e não desanimarei. No entanto quando comecei a estudar esta tão apaixonante profissão, que é o ser jornalista, eu cai de amores com todas as possibilidades do que eu posso ser/ter.
Sim, ingressar em um mestrado é de fato uma opção plausível e muito bem vista pela minha família. Meus pais chegaram onde estão por causa do conhecimento que eles sempre souberam correr atrás e que sempre quiseram. Mas olhando com certos outros olhos, encontramos outros caminhos ao longo da meta que, segundo alguns, se não estivermos focados, nos perderemos.
Ao mesmo tempo em que eu pareço me perguntar se um desses outros caminhos não me levarão a sonhos e objetivos maiores e melhores. Objetivos que, talvez, eu não esteja enxergando e nem almejando hoje, mas que existam e que possam ser explorados e muito bem usufruidos por mim.
Para aqueles que ainda estão confusos sobre o que eu estou falando, deixe-me deixar claro alguns pontos:
-Eu amo ser jornalista
-Eu amo escrever
-Minha vida gira em torno de realidades de papel
-Eu sei que tenho capacidade para ir aonde eu quiser
-No meio de caminho, da rota inicial que eu tracei,comecei a me pergunta sobre as minhas opções, ou seja, o que eu posso fazer dentro do que  eu amo.
-Eu quero encontrar uma coisa certa para mim, sem que eu tenha que me preocupar se estou agradando a todos.
Analisando o último ponto, talvez este seja o meu principal e fatal erro. Tentar agradar a todos. Não são todos no sentido literal da coisa, mas todos aqueles que apostam fichas em mim (pais, irmãos,família, amigos...) todos colocam sobre mim aquela responsabilidade surreal de que eu possuo um futuro brilhante e que sou extremamente destemida e segura.
De fato, sou destemida, mas as vezes sinto como se eu  não tivesse segurança nenhuma sobre o que eu estou fazendo. É como se ao mesmo tempo em que eu encontrasse um sentido, eu o desencontrasse, pois tantas outras coisas parecem me encher de vontade.
Se você me perguntar se eu tenho um foco. Sim, eu tenho. Quero viver disso  que utilizo para vos comunicar. Quero viver das palavras. Quero saber o que mais elas podem me dar, o  que mais elas podem me proporcionar.
É isso que eu amo.
Mas no meio dessa encruzilhada eu tenho me sentido perdida, a partir do momento em que não sei mais o que posso fazer para chegar lá. As vezes eu sinto como um pato que está nadando contra a corrente, e que esta corrente é uma metáfora às pessoas que deveriam estar me ajudando, mas que no entanto, estão me colocando ainda mais questionamentos...

P.S- desculpem o desabafo, mas precisava me expressar do unico modo que sei.