Educação?!

Poderia, facilmente ser um daqueles filmes intragáveis, de oxigenio carregado do boemio e que inspira a vagabundagem. Poderia, mas nao é. Na verdade "Educação" se encontra em algum lugar entre uma excelente critica a sociedade, e uma exaltação ao "alternativo".
A historia se passa em uma cidade no interior da Inglaterra, com Jenny (Carey Mulligan), basicamente ela tem 16 anos e pouco antes de completar seus 17, conhece David (Peter Sarsgaard) de 30 e tantos anos e eles se conectam.
Jenny estava acostumada a uma vida monotona e plana, de cidade pequena e realmente tediante, mas quando conhece David sua vida vira de ponta cabeça, ela consegue assistir a concertos, ir a Paris e outras coisas que talvez nem fizesse quando fosse mais velha e independente.
Ela ja sonhava com uma vida mais ou menos assim, desde antes de David, ouvindo musica francesa escondida no quarto e citando frances só por diversao. Seus pais querem que ela va para Oxford,mas uma segunda opçao aparece em meio a isto tudo, que poe em questao o que eles querem e o que ela quer.
Em meio a historia, acho que o que nos deixa mais intrigados, é o fato da ideia ter um ponto, quero dizer, um fundamento.
Estudamos anos a fio, as vezes sem intervalo e para que? Para termos que estudar mais ou conseguir um emprego? Qual o ponto de se estudar,quando voce ja tem um emprego? E se voce quiser ler, por que ler o que a universidade te passa? Valeria assim, a pena estudartanto e se dedicar tanto para algo que voce poderia conseguir de outra maneira? E em termos de vida, será que viver nao é mais importante que ler livros empoeirados? Conhecer nao é mais importante que saber sobre?
Recomendo o filme para quem achar que deve ver, dando um destaque incrivel para Jenny, que é interpretata por Carey Mulligan, ela foi indicada ao Oscar do ano como melhor atriz por conta deste seu papel e é interessante e importante voce notar como ela realmente faz-o com perfeiçao. Jenny é tao intensa e substancial, que é quase como se Carey fosse Jenny e vice-e-versa. Acho que poderemos ver grandes filmes vindos dela.

Um comentário

claudi disse...

Tenho que dizer que ainda nao vi este filme.
fiquei com vontade, ainda mais depois de ver o figurino dele, mas tenho que admitir que ainda nao tive o tempo para ir e aluga-lo.
Espero fazer logo, pois soube que teve otimas criticas e mais ainda pq eu sou louca por filme britanicos! Como todo o resto da inglaterra!
xoxo